segunda-feira, 30 de maio de 2011

S&P e o risco da Zona Euro

Apesar do fracasso das agencias de rating com relação ao alerta sobre a crise de 2008, o mercado ainda dá atenção as avaliações das mesmas. No dia 23 de maio de 2011 a Bolsa da Itália sofreu forte queda após a Standard & Poor´s mudar sua perspectiva de rating de crédito sobre o país, de estável para negativo.

Mais interessante do que isso, é notar a sutileza do índice usado pela agência: a nota dada pela agência não mudou com relação a investimentos em títulos de curto e longo prazo, já que o mercado de títulos da Itália é um dos maiores do mundo, a finanças do país não estão beirando a bancarrota, no entanto, há uma divida, feita com vistas a financiar a movimentação da economia (que todos os países têm) a ser paga e, como outro países europeus, o crescimento  italiano na ultima década te sido próximo a zero/ per capita. Para saldar a divida o país precisa crescer e, para crescer precisa fazer mais dividas, entrando assim num círculo vicioso difícil de escapar.

Resta agora saber se a S&P não quer incorrer no mesmo erro que cometeu com o rating da Islândia e está, apenas, mais cautelosa com suas avaliações e, se tal futuro negro que os mesmos prevêem será confirmado, caso seja, mais um país pode ser acrescentado a lista dos quebrados da zone euro. Quantos mais a Alemanha agüenta até decretar sua moratória?


Maria Luiza Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário