quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que é IED? Caracterize o Investimento Estrangeiro Direto.

Favor citar no mínimo duas fontes de pesquisa.

4 comentários:

  1. O Investimento Direto Estrangeiro (IED) é o investimento realizado por uma empresa matriz a uma filial estrangeira. Para ser considerado como IED, o investimento deve conferir à matriz o controle sobre a sua filial. As Nações Unidas definem como CONTROLE, neste caso, como a propriedade de 10% do capital ou mais das ações ordinárias ou do direito a voto de uma empresa de capital aberto.
    As empresas transnacionais (ETNs)são o principal agente do IED, e os EUA, a União Européia e o Japão formam a tríade dos mais importantes blocos de países de onde se originam as ETNs, sendo esses países responsáveis por 85% das 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune.
    O intuito das empresas com o IED é uma participação direta no ambito social,economico e até mesmo político do país anfitrião sobre mercados, produção e outras atividades.

    Fontes da postagem:

    http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/IDE/IDEBrasilIrlanda/ide.htm


    http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/33839662.html

    Introdução às Finanças Internacionais Genésio de Carvalho



    Rejane Maria

    ResponderExcluir
  2. O investimentimento estrangeiro direto ou IED se caracteriza com uma empresa matriz e uma filial, formando uma empresa transnacional. Nesse caso, o investidor deve possuir 10% ou mais de ações ordinárias de uma empresa. As ETNs surgiram com os Estados Unidos, Japão e Reino Unido, que aproveitam as imperfeições do mercado, trazendo maior rentabilidade aos seus produtos. O IED é diferente de ter participações minoritárias numa empresa, o mesmo cria um vínculo da empresa no país onde ela implanta a filial, ou seja, a ETN investe para levar uma diversificação de produtos para outro país e isso torna mais difícil que ela simplesmente saia do mercado no qual ela se inseriu. Com o investimento externo direto as empresas atingem maior participação no país, criando maior facilidade de distribuição de seus produtos e até mesmo criando mais assistências técnicas pós-venda.
    Fontes:
    Introdução as Finanças Internacionais / Carvalho, Genésio de
    http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/IDE/IDEBrasilIrlanda/ide.htm

    Natália Nascimento

    ResponderExcluir
  3. O Investimento Estangeiro Direto (IED) acontece quando uma empresa matriz abre uma filial em outro país e esta formam uma multinacional. É importante salientar que, de acordo com as Nações Unidas, o IED só é considerado quando a matriz investe 10% ou mais das ações ordinárias ou do direito a voto de uma empresa de capital aberto.
    O IED pode ser feito através de participação no capital e empréstimos intercompanhias.

    FONTES:

    http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/IDE/IDEBrasilIrlanda/ide.htm
    http://pt.reingex.com/br164intro.asp

    Ana Michele Albuquerque Vieira
    matrícula: 200801444759

    ResponderExcluir
  4. As empresas multi e transnacionais são frutos da concentração de capital. A revolução tecnológica introduziu novas tecnicas de produção que resultou na geração de um grande excedente no momento em que os países passaram a perceber que a cooperação é um jogo de ganha, ganha. É importante ressaltar o contexto que o cenário international esta passando, como: estabilidade política; tomando lugares de antigas ditaduras, o alcance da democracia; e a manutenção dos baixos salários que reconstroi a divisão internacional do trabalho e a relação centro-periferia, devido a abertura para a industrialização da periferia e o controle que é exercido pelo centro. A maioria dos IEDs é um movimento capitalista de internacionalização dos mercados. Os investimento são sempre voltados para países em desenvolvimento. Tais investimento moldam a estrutura de produção, fomenta o intercâmbio de bens e serviços, o intercâmbio cultural, gera empregos, divisas, integram as bases industriais (empresas redes) e tem um papel importante para as economias da UE, Nafta, Japão e por que não incluir a China?(a China tem o dobro dos investimentos dos EUA no Btasil e passa a ser um dos principais parceiros comerciais do nosso país). Todavia os IEDs também podem trazer efeitos negativos como a reprodução da mais valia, o desenvolvimento desigual e cria interdependência.

    Anderson Botelho
    Matrícula: 200502270831

    ResponderExcluir