sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O que é uma ADR?

O que é uma ADR?

A pergunta vale como parte das atividades estruturadas. As avaliações serão creditadas aos três alunos que primeiro responderem de forma satisfatória. As respostas devem ser colocadas nos comentários e assinadas. O aluno deve citar a(s) fonte(s) da resposta.

8 comentários:

  1. American Depositary Receipts ou ADRs são recibos de depósitos americanos, representando ações de empresas estrangeiras.
    São muito utilizados pelos países emergentes para inserção no mercado estrangeiro, sendo criados pelo banco JP Morgan com intuito de gerar para os americanos uma forma de investir no mercado de capitais estrangeiro, ou seja, é um título americano, emitido e comercializado de acordo com a legislação norte-americana, no mercado de capitais dos Estados Unidos.
    Podem negociar ADRs os investidores que têm conta no exterior, de acordo com a legislação interna do país.

    Fontes:
    Introdução as Finanças Internacionais / Carvalho, Genésio de
    http://www.jpmorgan.com/pages/jpmorgan/investbk/solutions/equities
    http://www.expomoney.com.br/newsnova/materia.asp?rregn=117


    Natália Nascimento
    matrícula: 200801444007

    ResponderExcluir
  2. Os ADRs (American Depositary Receipts) são certificado de depósitos (recibos) emitidos e negociados no mercado de capitais dos Estados Unidos (EUA), com lastro em ações de uma empresa não norte-americana. O ADR foi criado com o objetivo de possibilitar o acesso ao mercado de capitais dos EUA para empresas estrangeiras. Existem três níveis de ADR, cada um com exigências crescentes de transparência e adequação às normas norte-americanas. O ADR - Nível I é o que tem menor nível de exigências e é negociado no mercado de balcão norte-americano (denominado OTC - Over the Counter). Os ADRs - Nível II são negociados nas bolsas de valores dos EUA. Cabe ressaltar que neste dois primeiros níveis não há um lançamento de ações novas. E, finalmente, o ADR - Nível III que possui o mesmo grau de exigência do ADR - Nível II, contudo há captação de recursos, pois é lastreado em ações novas.

    FONTES:

    http://www.expomoney.com.br/newsnova/materia.asp?rregn=117
    http://www.knoow.net/cienceconempr/financas/adr.htm
    http://www.acionista.com.br/mercado/entenda.htm

    Ana Michele A. Vieira
    Matrícula: 200801444759

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Natália e Ana Michele,

    Atividade Registrada.

    ResponderExcluir
  4. American Depositary Receipts (ADRs), são certificados de ações, emitidos por bancos americanos, com lastro em papéis de empresas brasileiras. A mesma empresa pode participar de diferentes tipos de programas, dependendo do nível de exigência das informações que ela envia à Securities Exchange Comission (SEC), a CVM americana. O nível mais sofisticado é o 3, o único em que a empresa pode lançar novas ações e captar recursos. Nos níveis 1 e 2 - e no 144 não há aumento do volume de emissão de ações.
    Só pode comprar e vender ADRs os investidores que têm conta no exterior (pessoa física ou jurídica). A abertura da conta é lícita, desde que seja declarada e respeite as regras de tributação. O envio de dinheiro para o exterior só pode ser feito através das instituições financeiras credenciadas a operar câmbio e, se montante ultrapassar US$ 10 mil, o Banco central deverá ser informado.
    http://www.bertolo.pro.br/adminfin/HTML/ADR.htm
    http://www.acionista.com.br/mercado/entenda.htm


    Anderson Botelho

    ResponderExcluir
  5. American Depositary Receipt mais conhecido como ADRs,
    representa ações de uma empresa não norte-americana que comercializa nos mercados financeiros dos EUA. As ADRs permiti aos investidores dos EUA comprar ações de empresas estrangeiras sem os perigos ou inconvenientes de transações transfronteiriças e divisas. ADRs leva os preços em dólares dos EUA, paga dividendos em dólares dos EUA, e podem ser comercializados como as ações das empresas norte-americanas.
    O primeiro ADR foi introduzido pelo JPMorgan em 1927, para a varejista britânica Selfridges. Atualmente, existem quatro grandes bancos comerciais que prestam serviços banco depositário - JPMorgan, Citibank, Deutsche Bank e do Bank of New York Mellon.
    Sendo assim, quando uma empresa decide fazer uma ADR, devera decidir que tipo de programa deseja, quanto tempo, esforço e recursos que estão dispostos a cometer. Programas tais como:
    Nível I (OTC) – Nível ao qual os recibos de depósito são o menor nível de ADRs patrocinados que possa ser emitido ou seja a empresa tem requisitos mínimos de informação junto à Securities and Exchange Commission dos EUA (SEC).
    Nível II - Ja neste nível a vantagem que a empresa tem é que as ações podem ser listadas em bolsa de valores dos EUA. Estes intercâmbios incluem o New York Stock Exchange (NYSE), o Nasdaq, e da American Stock Exchange (AMEX).
    Nível III - Há captação de recursos, pois é lastreado em ações novas ou seja são os mais fáceis em que encontrar a informação.


    Ana Laise

    ResponderExcluir
  6. http://en.wikipedia.org/wiki/American_Depositary_Receipt
    http://www.investopedia.com/terms/a/adr.asp

    Matricula: 200701349215

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Mimi disse...
    As ADR's (American Depositary Receipt) são ações, de empresas não americanas, negociadas na bolsa de valores dos EUA. Sendo assim, os norte-americanos podem comprar ações de empresas estrangeiras nos EUA.

    A ação é uma representação de parte de uma empresa, uma Sociedade Anônima (SA). As empresas vendem suas ações quando precisam captar recursos. Todos aqueles que adquirem uma ação tornam-se sócios da empresa. E esse sócio tem direito de receber quando esta empresa gera lucros. Quando ela não gera lucros, a empresa não possui o compromisso de pagar nada aos sócios. Por isso a ação é uma renda variável.

    Ass: Milena Oliveira
    Fonte: Aula

    ResponderExcluir